Para que serve avaliação psicológica em processo seletivo?

Oi gente, a avaliação psicológica tem se caracterizado como uma das principais fases do processo de seleção de pessoal nas organizações. Trata-se de uma situação estimuladora padronizada (itens de teste e ambiente de aplicação) à qual uma pessoa responde.

Os testes surgiram a partir da necessidade de gerar métodos e instrumentos de observação e medida de fenômenos e processos psicológicos. Generalização sobre características e diferenças individuais; modo de expressão de condutas humanas. O teste psicológico possui a intenção de verificar quais as características psíquicas que o candidato possui e se elas são compatíveis com o exercício dos cargos para os quais são disputadas as vagas oferecidas.

Eu sou suspeita para falar, mas eu vejo a importância das avaliações psicológicas para vagas que envolvam dinheiro, saúde, situações de risco e porte legal de armas.    Exemplo 1: para motorista(qualquer automóvel), é primordial ter avaliação psicológica para poder avaliar como o candidato pode agir em momentos de raiva, de acidente iminente, verificar sua atenção, pois ele vai estar boa parte do seu dia dirigindo uma máquina que pode matar ou acidentar alguém.                                                              Exemplo 2: policial, é imprescindível, pois ele está lhe dando com vidas diretamente. Esse indivíduo tem que ter auto controle, não pode ser impulsivo mas, ao mesmo, tempo, é alguém que não deve ter medo de agir na hora certa.

Tipos de testes que sempre aparecem nos processos seletivos.

  • Teste de atenção – utilizado para avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período. De acordo a vaga(exemplo, motorista) e empresa eles podem passar testes que verifiquem não só a atenção concentrada, mas dívida, alternada e/ou difusa.
  • Teste de personalidade – Avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz, verificar a produção , trabalho em grupo, distúrbios mentais.
  • Teste não verbal de inteligência – Medir a capacidade intelectual do indivíduo.

Não vou entrar em mais detalhes(falar qual são os testes) para não ser antiética diante da minha profissão.

Avaliação Psicológica é eliminatória?

Depende, o exemplo que usei acima do motorista, se na correção ele se mostrar uma pessoa com atenção abaixo da média e personalidade agressiva não é interessante para as empresas contratar alguém assim, infelizmente essa pessoa se torna uma bomba relógio e a qualquer momento a organização vai receber uma ligação informando que esse sujeito atropelou alguém ou bateu em algum automóvel. Todavia, para vagas em escritórios sempre existe a flexibilidade. Vou me utilizar como exemplo, há algum tempo atrás participei de um processo seletivo para estagiar em uma consultoria de RH. Fiquei abaixo da média no teste de atenção, porém fiquei acima da média em produção e personalidade e na média para teste de inteligência não verbal, eles foram sinceros quanto ao meu teste de atenção, mas também flexíveis e eu fui contratada. Então, como já foi falado aqui, vagas que envolvem saúde, dinheiro, situações de risco e porte de armas é necessário que os  candidatos estejam de acordo aos parâmetros de segurança exigidos e /ou necessários para que haja zero ou o minimo possível de acidentes e situações de risco.

Se você está participando de processos seletivos e sempre “perde” na avaliação, você pode pedir um feedback para a empresa sobre a avaliação. E quando eu coloco perder entre aspas é porque não é o teste que elimina, eles mensuram determinadas áreas e o resultado fica dentro de um percentil. A empresa e/ou recrutador que irão decidir se o percentil em que você ficou são compatíveis com o exercício dos cargos para a vaga em pleito.

Quais as dicas para “passar” na Avaliação Psicológica?

  • ser sincera(o) – você pode até começar um teste “nas manhas” mas, depois de algum tempo você não consegue mais ficar concentrado em mostrar quem você não é. Principalmente nos testes de personalidade que são mais extensos(vulgo testes do “pauzinho).
  • dormir e se alimentar bem – se você vai fazer uma avaliação psicológica para tirar carteira de motorista ou vaga de emprego. Procure se alimentar bem e dormir o suficiente para que você não fique estressado, com dor de cabeça, com sono. Se você é diabético ou tem propensão a crises de hipoglicemia, certifique-se de que sua alimentação estará adequada para suportar algumas horas de jejum devido à execução dos testes. Pode parecer bobagem, mas isso interfere nos testes e geralmente as empresas não dão uma segunda chance para testes, eles são caros. Se for CNH, temos uma segunda chance(ainda).
  • evite bebidas alcoólicas ou drogas(lícitas ou ilícitas) – elas podem prejudicar seu raciocínio, diminuir sua atenção ou induzir o sono.
  • se estiver com dúvidas, pergunte – o psicólogo vai ler as instruções, mas muitas vezes é uma linguagem muito formal e a gente não entende. Pergunte, tire suas dúvidas para que você não fique prejudicado por falta falta de informação ou interpretação.
  • para concurseiros – você tem direito à cópia do laudo e à entrevista de devolução dos resultados, mesmo sendo aprovado no concurso público! Em caso de dúvidas, contrate um psicólogo devidamente credenciado junto ao Conselho de Psicologia.

Vale ressaltar que, somente Psicólogos(formados) podem utilizar e comprar os testes, então, caso você participe de algum processo em que seja outro profissional, incluindo gestor de RH(curso tecnológico) fique atento, pois a veracidade do teste foi comprometida, denuncie ao CRP da sua cidade.

Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s