Top 10 piores síndromes do mundo: #2 Síndrome de Cotard

Oi gente, hoje é dia de falar sobre a síndrome de Cotard e ela não ficou em segundo lugar por acaso. Pense em uma síndrome sinistra, a pessoa acha que está morta.

A síndrome de Cotard é uma condição rara caracterizada por melancolia ansiosa, delírios de não existência relativos ao próprio corpo e delírios de
imortalidade.

O cirurgião Jules Cotard publicou quatro artigos entre os ano de 1880 a 1888 sobre um caso clínico bem peculiar que ele chamou de “delírio das negações”, mas só em  1893 Emil Régis conferiu o nome de Síndrome de Cotard. Nesses artigos ele detalha pontos importantes para a compreensão dos processos melancólicos, descreve um estado de pseudo-megalomania observado nos estados de delírio melancólico, no qual o paciente não apenas sente que já está morto, mas também que é imortal e que seu corpo cresce de uma maneira monstruosa englobando todo o universo.

O quadro que Cotard relata é um estado delirante que  manifesta-se, em sua maioria, nos quadros melancólicos graves, em geral indicando a passagem à cronicidade. A pessoa acredita veementemente e afirma que não tem órgãos. Isso é um delírio niilista no qual o indivíduo sente que está morto ou sofrendo de uma imortalidade dolorosa(zumbi) em que ela não pode morrer e está condenada a um sofrimento perpétuo(tipo aquelas histórias sobre Caim(da bíblia), que depois dele matar o irmão Deus o castiga com a vida eterna). O sujeito pede com frequência para o matarem, queimarem ou que simplesmente o deixem morrer e em sua versão de “enormidade”, o corpo torna-se sem fim, sem limites, em expansão infinita, deixando ao sujeito uma experiência de horror. Acontece uma perda das significações e um esvaziamento do mundo, o que se reflete num estado de anestesia afetiva, de vazio e de indiferença e no clássico sintoma do “sentimento de falta de sentimento”. No início do quadro clínico, a ansiedade se manifesta em demasia no paciente, também é comum ter alucinações visuais (como as visões dos suplícios do inferno). O desespero face ao desaparecimento dos valores éticos, da falta ou da morte de Deus e a aniquilação do espírito também são queixas constantes.

As causas da Síndrome de Cotard estão associadas a alterações em certas áreas do cérebro relacionadas com a personalidade, atrofia cerebral, transtorno bipolar, esquizofrenia, enxaqueca ou casos de depressão prolongada. A síndrome não tem cura, o tratamento deve ser feito para diminuir as alterações psicológicas. Dessa forma, o tratamento deve ser individualizado e indicado pelo médico psiquiatra, podendo ser receitado o uso de remédios antidepressivos, antipsicóticos ou estabilizadores do humor como Diazepam, Fluoxetina ou Clorpromazina. Apesar de diversos casos semelhantes terem  sido descritos na literatura a partir de 1880, não existem muitas pesquisas sobre a síndrome e ela não aparece no CID(classificação internacional de doenças) e no DSM(Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais).

 

Gente, ela e ou não é sinistra? se vocês quiserem saber mais sobre a síndrome, lá embaixo em “more” tem um relato de caso e se vocês quiserem ver, na oitava temporada, episódio 20 do Dr. House eles abordam a síndrome, o nome do episódio é ” tô podre!”. Também vi falando sobre a síndrome no seriado Black box(cancelado) mas, não consegui achar o episódio, porém como só tem uma temporada com 13 episódios e a série é boa, você pode assistir também. 

 

Referência

A dor de não poder morrer. Sobre o “delírio das negações”, de Jules Cotard. Disponível em:>http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v1n4/1415-4714-rlpf-1-4-0147.pdf<. Acesso em: 31.Jan.2018

Conheça a doença que faz a pessoa achar que está morta. Disponível em:>https://www.tuasaude.com/sindrome-de-cotard/<

Síndrome de Cotard. Disponível em:>https://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-cotard/<. Acesso em: 31.Jan. 2018.

Relato de caso da síndrome de cotard

Top 10 piores síndromes do mundo: #1 Síndrome da Amnésia Duplicada

Top 10 piores síndromes do mundo: #3 Síndrome de Fregoli

Top 10 piores síndromes do mundo: #4 Síndrome de Capgras

Top 10 piores síndromes do mundo: #5 Síndrome de Jerusalém

Top 10 piores síndromes do mundo: #6 Síndrome de Stendhal

Top 10 piores síndromes do mundo: #7 Síndrome de Paris

Top 10 piores síndromes do mundo: #8 Síndrome de Diógenes

Top 10 piores síndromes do mundo: #9 Síndrome de Estocolmo

Top 10 piores síndromes do mundo: #10. Síndrome de Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s