Por que algumas pessoas desenvolvem mais de uma personalidade?

Oi gente, estava observando que atualmente estão sendo feitos filmes e seriados(Bates Motel, Fragmentado, Maníaco, dentre outros) abordando saúde mental. Mas, nem todos deixam claro(nem sempre é o interesse deles) o que aconteceu na vida daquela pessoa que pode ter desencadeado um ou mais transtornos. Para quem não convive, estuda, vê esse tipo de coisa fica difícil entender, parece arte do demônio ou que a pessoa está pregando uma peça na gente e acabamos não associando as atitudes da pessoa a um problema mental e sim a vontade própria. O transtorno que mais vejo é o dissociativo de identidade então, vou falar um pouco sobre ele.

O transtorno dissociativo de identidade antigamente era chamado de transtorno de dupla personalidade(tdi) ou personalidade múltipla, mas mudou devido ao fato de que uma pessoa pode ter mais de duas, vale ressaltar que no diagnóstico não é a quantidade de personalidades que será levado em conta e sim a dissociação(desconexão)de certos aspectos da identidade da pessoa.  É um dos transtornos que me chamam muito atenção, pois nosso o cérebro, como forma de proteção, cria personalidades dentro da personalidade da pessoa, e cada personalidade é diferente podendo ser homem ou mulher, criança ou adulto, culto ou leigo e por ai vai. Não me entenda mal, o transtorno em si não é bom, mas a capacidade cerebral do ser humano é fascinante.

O transtorno dissociativo de identidade é de difícil diagnóstico devido a sintomatologia diversificada e a sua forte comorbidade*.  Sua característica principal é a existência, dentro do indivíduo, de duas ou mais personalidades distintas, cada qual dominante num momento específico.  O fator principal para o desencadeamento do transtorno é o trauma, decorrente de abusos físicos, sexuais, mentais e agressões. Nem sempre os filmes deixam claro que se trata desse transtorno e geralmente eles mostram indivíduos super agressivos, algo exagerado.  O tratamento é feito através de psicoterapia e medicação.

Achei esse vídeo bem curtinho explicando um pouco sobre o transtorno.

 

Espero ter conseguido explicar um pouco, existem muitas teorias para esse transtorno e vale a pena pesquisar. Abaixo coloquei alguns links que achei legal.

*Comorbidade –  duas ou mais doenças na mesma pessoa.

Filmes sobre TDI – http://www.cantodosclassicos.com/10-filmes-incriveis-sobre-transtorno-dissociativo-de-identidade-tdi/

http://cinetoscopio.com.br/2015/05/23/15-filmes-com-personagens-que-sofrem-de-personalidade-multipla/

Múltiplas personalidades: o distúrbio dissociativo da identidade – http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/906/trabalhos/mc906_artigo_multiplas_personalidades_011738_008623.pdf

Caso de TDI – http://inconscientecoletivo.net/com-20-personalidades-britanica-leva-vida-normal-com-a-filha/

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160101_mulher_cegueira_personalidade_cc

http://www.jornalciencia.com/top-5-casos-famosos-de-multiplas-personalidades/

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s