Seriado: Thirteen reasons why

Lançado recentemente pela Netflix, o 13 reasons why é um dos seriados queridinhos do momento. Baseado no livro Thirteen reasons why, os 13 porquês, escrito por Jay Asher, fala sobre 13 motivos que levaram Hannah Baker a cometer um suicídio. O seriado trás Hannah e Clay como os dois personagens principais para a trama. Clay está entre os 13 porquês(ele é o 11).  Ele recebe as 7 fitas em uma caixa de sapatos com um mapa incluído. Ao ouví-las isso o perturba profundamente(fica até sem tomar banho), pois ele acreditava que nunca mais ouviria a voz dela e ao acontecer isso o sentimentos, lembranças, memórias se juntaram e fizeram a festa. Sem falar que ao escutar os aúdio ele descobria o lado obscuro das pessoas que ele via todos os dias, um lado que ele não achava que existisse e a sensação de impotência por ouvir todas as desgraças que aconteciam a Hannah e que em nenhum momento ele interveio ou foi um ouvinte, conselheiro ou algo do tipo.

Clay

Clay é aquele tipo de cara que é legal, mas passa despercebido no colégio, beleza comum, corpo magro, não é atleta e não faz sucesso com as garotas, mas tem boas notas e é good vibes com todo mundo. Ao conhecer Hannah, ele sente que pode ser uma versão melhor dele mesmo, sem muitas frivolidades ou atuações para parecer alguém que não é.

As fitas

Fita 1 lado A, ela fala sobre Justin, o responsável pelo primeiro beijo e pelos boatos dela ser uma garota fácil.

Fita 1 lado B é a vez de Alex, que cria uma lista do primeiro( classe do primeiro ano: quem é gostosa/ quem não é) ano  e coloca Hannah como a menina que tem a bunda mais bonita(ou gostosa) e Jéssica a bunda mais feia. Jéssica era a namorada de Alex, eles estavam brigados e com raiva Alex fez a lista para se vingar.

Fita 2 lado A fala sobre Jéssica, como elas se conheceram, os encontros no Monet’s e uma discussão onde a suposta amizade chega ao fim, mas o coleguismo fica.

Fita 2 lado B Tyler. Ele é um voyeur, mas ele também tira foto. Ele passa a observar Hannah e ir até o quarto dela tirar foto, o que a deixa apavorada. Ela comenta com uma colega de classe que dá a ideia de bolar um plano para descobrir quem está tirando as fotos e se vingar da pessoa.

Fita 3 lado A Courtney é a garota popular e faz papel de boazinha. Convida Hannah para uma festa, mas é só pra ter alguém que dirija para ela. Na festa, ela inventa uma mentira em cima dos boatos que já rolam sobre Hannah.

Fita 3 lado B fala sobre Marcus, o exemplo de aluno. Rola um evento noa colégio, que antecede o dia dos namorados e ele se aproveita disso para tentar algo com Hannah.

Fita 4, lado A Zach, o atleta. Aparentemente um bom menino, educado, atencioso. Mas, acaba mostrando quem é de verdade.

Fita 4 lado B Ryan, o editor de publicação do colégio. Hannah faz um poema que é bem aceito dentre os poetas, porém ela prefere não tornar público, mas ele não respeita a decisão dela.

Fita 5 lado A Clay, não fez nada de ruim, porém ela o coloca entre as fitas porque ele fez parte da vida dela de forma positiva.

Fita 5 lado B Bryce(e Justin), o atleta rico. Aproveita que Jéssica está bêbada e desacordada e a estupra. Justin poderia ter evitado que isso acontecesse, mas não impede.

Fita 6 lado A Jenny, a líder de torcida. Ela bate em uma placa de sinalização em um cruzamento e por medo não informa a ninguém, o que gera uma acidente.

Fita 6 lado B Bryce². Abusa sexualmente de Hannah.

Fita 7 lado A o conselheiro. Apesar do título, ele não consegue aconselhar, ajudar Hannah.

Seriado X Livro

Aqui eu falei sobre o seriado, no livro algumas(muitas) coisas são diferentes, por exemplo, no livro Hannah se suicida por uma overdose de remédios e no seriado ela corta os pulsos. Claro que no seriado eles dramatizam muito mais pra dramatizar e chamar atenção pra história. Não vou lembrar de tudo gente, mas acredito que a maioria das diferenças estará abaixo.

Os pais de Hannah não são personagens presentes no livro.

No seriado Clay fala de Hannah como se fosse a alma gêmea dele, mas no livro não é esse love todo.

O carinha, Jeff, que morre no acidente por causa da placa, é um amigo de Clay. No livro, ele só sabe que estudava no mesmo colégio e que era do último ano.

O poema que Hannah recita é diferente do livro.

No livro Bryce não é rico e também não é falado sobre os pais dos estudantes.

No seriado, essas fitas vão destruindo cada um por dentro e aos poucos, como um câncer. Alex tenta se matar com um tiro na cabeça e Tyler compra uma arma(dessas estilo fuzil), o que dá a entender que ele pretende matar algumas pessoas. No livro não rola isso, nem tentam sabotar Clay, mesmo porque ele não se torna o justiceiro que aparece na tela. Ele escuta e fica revoltado, mas não faz nada em relação aos outros.

O seriado explorou mais o que não se conta no livro(como um pós crédito), como: o que acontece com as pessoas que escutaram a fita, como ela modifica a vida de quem as ouve; Clay se torna um vingador de Hannah; eles criaram uma cena bem comovente com Hannah cometendo suicídio e depois os pais encontrando ela morta.

Eita post grande, devo ter esquecido de algumas coisas sobre as fitas, me desculpem. Para que não leu e/ ou não assistiu o resumo das fitas deve parecer confuso, mas quando assistir o seriado as coisas se encaixam.

13-reasons-why-poster-545x807

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s