Livro: Olhe nos meus olhos

Olá, o livro Olhe nos meus olhos(Título do original em inglês Look me in the eye: my life with Asperger’s)  é a biografia do John que tem síndrome de Asperger, um tipo de autismo. Ele conta sua história e o mais interessante é como ele vê o mundo, como é o mundo dele, seus sofrimentos, traumas, perdas, pensamentos e sensações.

Durante metade da sua vida ele sabia que era diferente, mas nenhum médico ou psicólogo conseguiu descobrir o que ele tinha, até que um amigo lhe deu um livro que descrevia John e dava o diagnóstico.

Antes de continuar falando sobre o livro vou falar um pouquinho sobre a síndrome de asperger.

Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes classificada como uma Pervasive Developmental Disorders (PDD). É caracterizada por desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: interacção social, uso da linguagem para a comunicação e certas características repetitivas ou perserverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses. Apesar de existirem algumas semelhanças com o Autismo, as pessoas com Síndrome de Asperger geralmente têm elevadas habilidades cognitivas (pelo menos Q.I. normal, às vezes indo até às faixas mais altas) e por funções de linguagem normais, se comparadas a outras desordenas ao longo do espectro. Apesar de poderem ter um extremo comando da linguagem e vocabulário elaborado, estão incapacitadas de o usar em contexto social e geralmente têm um tom monocórdico, com alguma nuance e inflexão na voz.

Hoje em dia, graças a tecnologia e estudos, é mais fácil a descoberta de alguma síndrome logo no nascimento ou infância. John não teve essa sorte, por não ter pais presentes e também na época as informações sobre a síndrome eram escassas,  só veio descobrir que tinha a síndrome de asperger  depois de muito tempo.

No livro, John fala sobre a sua infância, dos seus pais( a mãe com problemas mentais e o pai alcoólatra), de como ele tentava interagir com os outros sem sucesso, seu primeiro relacionamento amoroso, sua enorme facilidade em exatas, a descoberta da música, separação, filho, segundo casamento, irmão e etc.. resumindo, biografia.

Mesmo com suas dificuldades ele conseguiu seu lugar ao sol, achei muito interessante a parte onde ele era responsável pelas guitarras do vocalista do Kiss e a forma com ele via isso. Outras pessoas iriam se amostrar e se aparecer, ele achava divertido e desafiante ter que criar guitarras com lâmpadas, feixe de luz.

Acho ótimo esse tipo de livro, infelizmente quando sabemos que alguém tem alguma síndrome ou transtorno, temos a tendência de diminuí-la, menosprezá-la, achar que é incapaz. Bom, mesmo seu eu reencarnasse umas mil vezes não teria metade da inteligência desse cara. Sem falar na forma que ele vê a vida, achei mais prática kkkkkk

Olhe-nos-meus-olhos

REFERÊNCIA

Robison, John Elder Olhe nos meus olhos : minha vida com a síndrome de Asperger / John Elder Robison ; tradução Júlio de Andrade Filho. — São Paulo : Larousse do Brasil, 2008

Teixeira, Paulo. Síndrome de Aperger. >http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/SINDROME-DE-ASPERGER.pdf<Acesso em: 09 de abr. 2017

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s