Emoção x Sentimento

Oi gente, vocês sabem o que é emoção e sentimento e qual a diferença entre os dois? Hoje é o dia de destrinchar essas duas palavras muito utilizadas no nosso vocabulário, muitas vezes de forma incorreta.

Segundo Dalgalarrondo (2008, p. 156) “As emoções podem ser definidas como reações afetivas agudas, momentâneas, desencadeada por estímulos significativos. Assim, a emoção é um estado afetivo, intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.”

“Os sentimentos são estados e configurações afetivas estáveis; em relação às emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros. Os sentimentos estão comumente associados a conteúdos intelectuais, valores, representações e, em geral, não implicam concomitantes somáticos. ” Dalgalarrondo (2008, p. 156)

Trazendo para uma linguagem mais informal, a emoção pode ser definida como algo de momento que pode ser “acionado” de acordo a um acontecimento, ela também é multidimensional porque vai envolver o subjetivo, biológico e social. Subjetivo, pois nos fazem sentir de determinado modo, tal como zangados ou alegres. Biológicas, porque preparam o corpo para adaptar-se a situações de enfrentamento, mesmo sem saber qual.E social, devido as “caras e bocas” que fazemos, mudamos a postura, sinais faciais a tonalidade da voz.

Exemplo: quando estamos com raiva, sentimos o desejo motivacional de bater ou socar algo ou alguém, mas se não fosse ela seríamos bem mais pacíficos. Quem nunca fez besteiras em momentos de raiva e depois que ela passou você fica tipo… WHAT?

Já o sentimento não está ligado a algo do momento e sim ao mental. São mais conscientes, como se fossem ideias sobre o corpo quando algo acontece e é desencadeada a emoção. O sentimento traz a” juízo ” as emoções, pois apesar de sentirmos nem sempre são verdadeiras.

Exemplo: As vezes achamos que é amor, mas era só tesão.(aff)

Sentimento e emoção andam juntos mas, não são a mesma coisa. Em um assalto, geralmente, o que vem primeiro, aquela descarga de adrenalina em que você está preparado  e atento para uma situação de fuga e auto proteção ou o medo? Primeiro vem a emoção que prepara o seu corpo biologicamente com uma descarga de adrenalina que deixa todos os seus sentidos atentos e aguçados, seus batimentos cardíacos acelerado juntamente com a corrente sanguínea para uma possível escapatória. Depois disso vem o medo, acredito que você já deve ter ouvido várias histórias de pessoas que na hora do assalto agiram pela emoção e depois dizem ” na hora eu nem pensei” . O medo chega depois quando se pensa ” eu poderia ter morrido”.

Bom gente, tentei resumir e deixar em uma linguagem bem prática. Existem livros e livros, artigos e mais artigos que falam sobre sentimento e emoção, com definições amplas e diferentes. Eu preferi usar Dalgalarrondo e Reeve que foram um dos caras que mais “vi” na minha graduação Não estou trazendo uma verdade absoluta e sim uma ideia do que é sentimento e emoção a partir dos estudos deles. Farei outros posts falando mais sobre esse tema, tem muita coisa.

Referências

-Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 440p.

-Reeve, Johnmarshall. Motivação e emoção. 4ed. LTC, 2006. 356 p

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s