Filme: O Leitor

Olá, hoje assisti ao filme O Leitor que é baseado no livro de Bernhard Schlink.

A primeira vista ele me chamou atenção pelo nome, já que gosto muito de ler e depois pelos atores principais, Ralph Fiennes( que fez Voldemort) e Kate Winslet(que fez Titanic).

Sinopse Adoro CinemaAdoro Cinema

Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Bom, vou tentar comentar sobre o filme sem dar muito spoiler.

O filme se passa na Alemanha, depois da segunda guerra mundial, Michael Berg (David Kross) conhece Hanna Schmitz (Kate Winslet) e se envolve com ela que tem o dobro da sua idade. Durante um tempo eles tem um relacionamento bacana, apesar dela sempre dar as ordens. Um dia Hanna vai embora sem dar explicações, Michael fica arrasado porém, com o passar do tempo ele consegue continuar sua vida. O filme da uma adiantada e oito anos se passam, Michael começa a fazer faculdade de direito e vai a um julgamento por crimes cometidos por nazistas. Lá ele reencontra Hanna. E seu mundo começa a desmoronar, se assim posso dizer,porque ela é uma das acusadas.

Eu achei um filme muito interessante, prende a nossa atenção, mostra um pouco sobre aquela época. Ao longo do filme fiquei observando o quanto o outro pode mudar a vida de alguém e das pessoas que estão ao redor desse alguém. O que aconteceu ao Michael em sua adolescência refletiu durante toda a sua vida e nos relacionamentos que ele teve. Outra coisa que observei foi durante o julgamento de Hanna, a percepção dela sobre o suposto crime que ela havia sido acusada, ela não fala como uma nazista(pelo menos não vi dessa maneira) mas, ela tenta explicar que aquele era o seu trabalho, ela não questionava, nem se perguntava, ela obedecia as ordens. Mas, um robô humano, que seguiu as ordens de Hitler. E só depois de ser condenada que ela passou a perceber o crime que havia cometido.

Esses foram os pontos do filme que mais me chamaram atenção. Acho que, no geral qualquer filme que fale sobre a segunda guerra sempre terá um enredo triste e ele não foi diferente. Espero não ter dado muito spoiler e se puder assista ele, e não só ele mas a outros filmes sobre a segunda guerra, veja todos os lados da história, tenha uma opinião, um ponto de vista. É sempre válido aprender.

Ah, só assistindo ao filme para entender o porque do título. 😉

11025309

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s